top of page
Buscar

Data Literacy: o que é qual a sua importância para o seu desenvolvimento em tecnologia?

Você sabe o que é Data Literacy? Neste conteúdo você vai entender, de fato, o que é esse conceito e qual a importância real dele para garantir um bom desenvolvimento das suas habilidades como profissional na área de tecnologia, dados e IA.

Você deve se lembrar do Mito da Caverna, uma parábola muito conhecida do Platão, que tinha o enredo focado em pessoas que estavam dentro de uma caverna que os impedia de conhecer e compreender o desconhecido.

A moral da história é que sem "conhecer o desconhecido", sem buscar o conhecimento "fora da nossa zona de conforto", é bem difícil ter conhecimento.

E, de modo geral, isso também se aplica ao assunto que vamos falar no decorrer do texto, porque os dados desconhecidos ou mal interpretados podem esconder muito conhecimento - e conhecimento, no mundo dos negócios e da carreira, tem função estratégica.

A data literacy representa um caminho para fora da caverna. Ou seja, é a capacidade de entender, compartilhar e interpretar ideias complexas que envolvem os dados e suas ferramentas. Também conhecida como alfabetização de dados, ela é fundamental para entender o funcionamento e a implementação da análise de dados em qualquer âmbito.


Sendo assim, ela é essencial para deixar de lado o medo, e investir nas possibilidades que os dados oferecem.


O uso dos dados nas empresas


Segundo a Sondagem Especial Indústria 4.0 de 2021, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas no Brasil fazem uso de tecnologias diversas. Entre as tecnologias utilizadas, as ferramentas de big data quase não aparecem.


Mas o que justifica a não utilização dos dados?

A resposta pode estar no estudo de um ano antes do Projeto de Alfabetização de dados, que descobriu que “76% dos principais tomadores de decisão de negócios não confiam em suas habilidades de Data Literacy”.


Logo, empresas que não tiveram sua alfabetização de dados além de estarem despreparadas para o que as ferramentas de big data e analytics podem oferecer, estão também para o futuro. O Projeto também revelou que a data literacy estará entre as skills mais importantes até 2030.


Esse despreparo pode gerar tanto insegurança, quanto descrença na aplicação inteligente dos dados. Por isso, ser um data-literate (alfabetizado em dados) é tão importante.


Data Literacy: fundamental no mundo corporativo


As métricas que medem a data literacy também determinam o sucesso de uma pessoa ou empresa que utiliza os dados de maneira inteligente.

Dito isso, podemos concluir que a alfabetização dos dados desempenha um papel crucial nas operações empresariais e estratégias de crescimento:


  • Tomada de decisão informada: A habilidade de entender e analisar dados permite que os tomadores de decisão ajam com base em informações sólidas e confiáveis, minimizando o risco de decisões equivocadas.

  • Identificação de oportunidades: A análise de dados pode revelar padrões e tendências que não são aparentes em uma observação superficial. Essas informações podem revelar oportunidades de negócio, melhorias de processos e inovação.

  • Análise de desempenho: Com a Data Literacy, é possível avaliar o desempenho de campanhas de marketing, projetos e metas de negócios, possibilitando ajustes e melhorias contínuas.

  • Engajamento do cliente: A compreensão dos dados do cliente permite uma abordagem mais personalizada e direcionada, aumentando o engajamento e a satisfação do consumidor.


  • Eficiência operacional: Ao analisar dados relacionados a processos internos, é possível identificar ineficiências e oportunidades de otimização, resultando em economia de recursos e tempo.


  • Competitividade: Empresas que possuem uma cultura de Data Literacy têm uma vantagem competitiva, pois podem se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado e antecipar tendências.

Saia da caverna!

A data literacy é uma habilidade essencial para o mundo corporativo moderno. As empresas que capacitam seus funcionários a serem data-literate têm uma vantagem competitiva significativa, pois podem tomar decisões informadas, identificar oportunidades de crescimento e melhorar a eficiência operacional.

Investir em educação e treinamento em data literacy é fundamental para promover uma cultura orientada por dados e alcançar a excelência empresarial no século XXI. Ao desenvolver a capacidade de trabalhar com dados de forma inteligente, as organizações podem alcançar novos patamares de sucesso e inovação em um mundo movido a informações e insights.

Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando a Sideschool.

Comments


bottom of page