top of page
Buscar

Estudo à distância: 4 dicas para gestão de tempo

A gestão do tempo pode ser um desafio para quem estuda à distância. Pensando nisso, a gente separou 5 dicas para te ajudar a aproveitar da melhor forma possível os seus estudos.

A modalidade de estudos EAD (Ensino à Distância) oferece muitas facilidades para o dia a dia dos estudantes, como os horários mais flexíveis e a liberdade de estudar de casa ou do lugar que preferir.

Apesar de suas vantagens, quem estuda à distância tem seus desafios, e talvez o maior deles seja a gestão de tempo, afinal, pra algumas pessoas é mais complicado conciliar estudos, vida pessoal e vida profissional. Cada um tem sua rotina e suas especificidades.




Saber gerenciar as atividades e se planejar, infelizmente, não é algo que se aprende só na escola, e então o aluno se vê perdido entre tantas atividades e não sabe por onde começar.

A gestão do tempo ajuda a melhorar o desempenho nos estudos e o bem-estar dos estudantes, já que com um bom planejamento e disciplina, é possível estudar e manter hábitos saudáveis para o corpo e a mente.

Com isso, secionamos 5 dicas que vão te ajudar na gestão do tempo:


Faça um planejamento

Tudo começa com o planejamento. É a partir dele que você vai definir sua própria rotina de estudo de acordo com seus objetivos e sua realidade. Use ferramentas que te ajudem e funcionem melhor para você, como calendários, agendas ou faça listas diárias.

O mais importante aqui é que você crie seu próprio planejamento e não copie de outra pessoa, pois cada tem um ritmo diferente.

Você pode sim se inspirar em outras pessoas, mas respeite seu ritmo, ok?


Estabeleça metas

Para criar o seu planejamento é importante estabelecer as metas. Pensar qual é o seu objetivo com o curso. Afinal, qual é o motivo pelo qual você resolveu fazê-lo?

Aqui é importante pensar em metas possíveis dentro do seu dia a dia, para não se frustrar e desanimar ao longo do caminho. Mas não é por isso que você precisa ter medo de uma grande meta, a dica é dividir em etapas e incluir cada uma em seu planejamento.

Seja uma pessoa disciplinada

Com o planejamento criado e as metas definidas está tudo pronto para começar, mas para dar certo você precisa de disciplina.

É com ela que haverá constância nos estudos e os objetivos serão alcançados. Foque em uma atividade de cada vez para sua mente se concentrar melhor. Lembre-se sempre do seu propósito com o curso, isso vai te inspirar a ter disciplina.


Faça pausas

Existem diferentes métodos que contemplam, no dia a dia, momentos de foco total e alguns momentos de respiro para espairecer a mente. Você pode buscar um que se encaixe na sua realidade ou fazer ainda melhor: entender o seu próprio ritmo e definir você mesmo esses momentos.

Mas é muito importante saber que, para manter a disciplina e não desanimar, você também precisa de momentos de descanso.


Aproveite a flexibilidade

A flexibilidade de horários é um dos grandes benefícios do EAD e os passos acima vão te ajudar a aproveitar dessa liberdade da melhor forma possível.


Faça bom uso da flexibilidade de horário e use como ferramenta de estudo. É com ela que você vai criar seu planejamento de acordo com seu ritmo e melhorar seu desempenho nos estudos.

Fique de olho no blog da Sideschool para mais conteúdos como esse! E se você acha que essas dicas podem ajudar seus amigos, compartilhe com eles na sua rede social favorita.

Comments


bottom of page