top of page
Buscar

Inteligência Artificial: 3 habilidades essenciais para se destacar na área

Com foco nas profissões do futuro, que já estão cada vez mais presentes na vida das pessoas que estão começando suas carreiras, cada vez mais profissionais buscam se aperfeiçoar no entendimento das novas tecnologias e em formas de integrar essas tecnologias em seu dia a dia, bem como entender como elas podem impactar em seus trabalhos atuais ou em suas futuras atuações.


É fato que a Inteligência Artificial é a nova menina dos olhos do mercado, sobretudo depois do surgimento de plataformas inteligentes baseadas em IA Generativa como o ChatGPT, indo muito além das automações focadas em indústrias que surgiram no último século.


Hoje, para muito além de automatizar processos industriais em larga escala, como ambientes de produção no chão das fábricas ao redor do mundo, as automações e a Inteligência Artificial, em suas diferentes subáreas e aplicações, têm se mostrado parte do dia a dia das empresas e, com isso, é cada vez mais iminente o impacto também nos postos de trabalho.


Isso não significa que a Inteligência Artificial vai “roubar seu emprego”…

Mas ressalta a importância de você aprender a lidar com essas novas ferramentas tecnológicas para se destacar no mercado de trabalho, seja para trabalhar diretamente com uma dessas novas ferramentas ou até mesmo para entender os impactos delas no seu dia a dia.


Neste artigo, você vai aprender 5 habilidades essenciais para que você possa se destacar no mercado se você deseja começar a trabalhar com IA ou, pelo menos, utilizar de algumas ferramentas dela para aumentar a sua performance na sua carreira.


5 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com IA

A tecnologia está cada vez mais presente dentro dos mais variados segmentos do mercado, desde a indústria até o setor médico, por exemplo, passando por uma série de especificidades de acordo com as diferentes regras dos negócios e também seus objetivos.


Por isso é necessário, de forma mais generalista, desenvolver habilidades técnicas que são fundamentais para que você compreenda como funciona essa área de forma geral, garantindo um bom embasamento técnico para abraçar novas oportunidades.


De maneira geral, é possível dizer que trabalhar com Inteligência Artificial e suas subáreas requer uma atuação até mesmo multidisciplinar e bastante trabalho em equipe, pois é importante conhecer determinadas ferramentas de forma isolada mas também entender como cada uma dessas ferramentas e conceitos podem ser aplicadas aos diferentes contextos em que elas estarão inseridas.


Entendimento técnico sobre o que é a IA

Você não precisa ser um Mestre Jedi em programação e desenvolvimento, ok? Então, caso você não esteja tão familiarizado com o tema, não precisa se assustar — e pode continuar tranquilamente a leitura até o final! 🙂


Mas é importante que você desenvolva a habilidade de ter, sobretudo, curiosidade para entender como funciona a Inteligência Artificial, seus principais conceitos e quais as subáreas da IA existentes.


Isto é, entender como a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquinas funcionam é primordial para entender como você pode atuar com esses assuntos profissionalmente.


Busque informações teóricas antes de querer encontrar os fins tecnológicos, entenda os conceitos principais e busque se atualizar sobre os principais tópicos existentes sobre esses assuntos, assim você saberá de forma mais intuitiva quais são os problemas que essas tecnologias podem te ajudar a resolver na sua jornada profissional trabalhando com tecnologia.


Desenvolva suas habilidades de comunicação

Se você acha que trabalhar com tecnologia é apenas pensar em estatística, dados e linguagens de programação, sua visão está parcialmente equivocada…


Para pedir coisas à uma IA, é necessário se comunicar de forma clara e concisa, assim como para entender quais são as necessidades do seu time ou do seu negócio para poder guiar um projeto de Inteligência Artificial e garantir que ele seja executado de forma assertiva.


A comunicação também é importante para passar informações dentro de times multidisciplinares, uma vez que nem todo o público é técnico e, muitas vezes, precisam fazer o intercâmbio de informações para que todas as etapas sejam operacionalizadas de maneira correta.


Aprenda a trabalhar com dados — e aprimore suas habilidades analíticas

Quando falamos de Inteligência Artificial, é um pouco difícil não falar de dados também.


E dados podem gerar informações valiosas para quem busca se colocar em uma posição próxima ou direta de atuação com Inteligência Artificial precisa saber mexer com dados, afinal, todo modelo é alimentado a partir de dados existentes.


Ter habilidades analíticas permite que os profissionais compreendam os dados com os quais estão lidando, incluindo sua qualidade, distribuição e relevância para o problema em questão (o que uma aplicação pode resolver). Isso é fundamental para desenvolver modelos de IA eficazes e confiáveis.


Se você chegou até aqui, merece receber uma dica bônus 😉

Se você quer iniciar a sua carreira, ou até mesmo se destacar em uma posição, entendendo melhor os conceitos de Inteligência Artificial de forma integrada com um pensamento estratégico e orientado para o futuro, a gente tem o curso ideal para você!


O curso Visão Estratégica de IA, com o instrutor Lucas Costa, que é Cientista de Dados especializado em Inteligência Artificial na Dataside, e um dos únicos profissionais do Brasil a ter o reconhecimento da Microsoft como Microsoft Most Valuable Professional na área de IA, é a indicação certa para você entrar de vez no mundo da Inteligência Artificial e saber como aplicá-la de forma estratégica na sua jornada.

Comments


bottom of page