top of page
Buscar

Lifelong learning: o que é e dicas para adotar o método

Tenho certeza de que você já ouviu a frase “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta as mudanças”.

Ela é bastante famosa e se refere à uma interpretação do professor Leon C. Meggingston sobre a obra de Charles Darwin, “A Origem das Espécies”.

E o que essa citação tão antiga tem a ver com um tema tão atual como o lifelong learning?


O que é lifelong learning?

O conceito de lifelong learning, que em tradução livre se entende como “aprendizado ao longo da vida”, é de que as pessoas estejam em aprendizado constante.

Desta forma, se adaptam com facilidade às mudanças diante do mercado de trabalho, novas ferramentas e tecnologias, por meio do conhecimento.



Ficou para trás a ideia de que existe uma linha de chegada para o aprendizado. De que depois da graduação não existe mais nada para aprender ou, se houver, existe algum momento para “parar” de aprender – seja depois de uma graduação, pós-graduação ou quaisquer outras especializações.

O lifelong learning apresenta uma nova visão sobre a cultura de aprendizado, que vai além das salas de aula e dos diplomas, sem desconsiderar a importância desses feitos, mas como um combustível para que os estudantes, que agora se tornaram profissionais, consigam ir cada vez mais longe.

Quem entende que depois da formação escolar e da graduação ainda há muito o que aprender, e busca estar em constante aprendizado, é considerado um lifelong learner.

Já parou para pensar se você faz parte desse time?


A importância do lifelong learning

Para o mercado de trabalho é fundamental contar com profissionais curiosos e abertos para aprender e se aperfeiçoar. Na área de tecnologia, por exemplo, existe uma alta demanda de trabalho, mas ainda faltam profissionais qualificados.

Para os profissionais, o lifelong learning é uma proposta para que se desenvolvam com as tendências do mercado. Acompanhando com o olhar atento as novas necessidades e atuando de forma proativa no ambiente profissional.

3 dicas para colocar em prática o conceito de lifelong learning


Consuma conteúdo de qualidade

Com a era digital é possível encontrar muito conteúdo gratuito e de qualidade, mas é importante fazer uma boa curadoria dessas informações que vão ser consumidas. Acompanhe portais atualizados, como este blog, por exemplo, e profissionais referências na área que você busca conhecer mais.


Participe de eventos

Outra forma muito interessante para estar em constante aprendizado é a participação em eventos. É uma oportunidade de aprendizado e networking. Procure por eventos relacionados aos seus interesses e área de atuação e aproveite!


Faça cursos de aperfeiçoamento

Aprender, aprender e aprender cada vez mais. Busque por cursos que vão te ajudar a se aperfeiçoar na área e na sua rotina de trabalho, afinal, sempre tem alguma coisa nova pra aprender e outras para revisitar.

Se atualize sobre novas tecnologias e ferramentas, pois isso vai te ajudar a se desenvolver, otimizar seu tempo e ampliar as oportunidades profissionais.

A Sideschool nasceu pra ajudar pessoas como você, que sabem da importância do aprendizado contínuo, a alçarem voos cada vez mais altos na carreira com conteúdo de qualidade e capacitações focadas nas melhores práticas do mercado.

bottom of page