top of page
Buscar

Microlearning: o que é e como aplicar essa técnica de estudo?

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Se você sente dificuldade na hora de inserir os estudos na sua rotina, talvez seja o momento de repensar a forma como você tem tentado fazer isso.

Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre o microlearning – ou microaprendizado em tradução livre para o português.


Microlearning: o que é?

Microlearning, ou microaprendizado, é uma técnica que consiste em encontrar “brechas” em qualquer hora do dia pra introduzir um momento de estudo.

Isto é: aproveitar, durante o dia, momentos para consumir algum conteúdo rico de rápida absorção, como as pílulas de conteúdo capazes de te ajudar no processo de potencializar seu aprendizado sobre um determinado assunto.

A intenção dessa técnica é ajudar as pessoas que não conseguem encaixar em suas agendas os métodos mais tradicionais de aprendizado dos cursos, vídeo aulas ou aulas presenciais.


Como toda técnica, existem algumas características que descrevem bem como deve ser o aprendizado por meio do microlearning, assim como orientações para colocá-lo em prática.


Confira a seguir como colocar em prática seu micro aprendizado no dia a dia.

Responder perguntas específicas

Para que esse estudo dirigido seja eficiente, é necessário que você seja preciso em suas buscas. Ou seja, se você tem um tema geral de estudo, divida e subdivida-o até que você tenha tópicos e objetivos específicos dentro do seu tema. Isso torna seu estudo mais direcionado e efetivo.


Busque conteúdos claros e objetivos

Os conteúdos embasados nesse método sempre procurarão ser claros e objetivos, vídeos, podcasts e artigos curtos que podem ser consumidos durantes pequenos intervalos, e que sejam simplistas o suficiente para que não sejam necessárias anotações com a finalidade de fixá-las.


Consuma os conteúdos em diferentes formatos

Este tópico se relaciona com o anterior e com a exigência de que devem ser conteúdos digitais e móveis, assim você pode estar aprendendo enquanto está no trânsito, no intervalo de outras atividades ou em qualquer outro momento que sua atenção fique livre por um curto espaço de tempo. Parece simples e eficiente, certo? Mas não se engane: essa técnica tem, acima de tudo, o objetivo claro de que você aprenda, então seus conteúdos não podem ser simplesmente informações soltas ou fatos curiosos que não se interligam a algo complexo. Afinal, sobrecarregar seu cérebro com muitas informações pode não ser a opção mais saudável. E é claro, a prática não pode afetar seu tempo de descanso, somos mais produtivos quando estamos mentalmente saudáveis e tranquilos. E aí, acha que essa técnica é pra você?

Continue acompanhando os conteúdos da Sideschool, com certeza você vai aprender bastante por aqui!

bottom of page