top of page
Buscar

Microsoft Fabric: por que aprender a usar?

Atualizado: 17 de jan.

Se atualizar constantemente sobre as ferramentas que surgem no mercado, é o primeiro passo para alavancar sua carreira. Por isso, te convidamos a ler esse artigo e conhecer a mais recente plataforma lançada pela Microsoft, o Microsoft Fabric, com direito a dicas de certificação. Boa leitura! 


Microsoft Fabric: por que aprender a usar?

O Microsoft Fabric saiu de sua fase teste e agora está disponível para todos, o que vai levar a um aumento na demanda pela ferramenta. E as organizações que desejam aproveitar as vantagens do Fabric, devem contar com profissionais qualificados para adotar a ferramenta em seus fluxos de trabalho.


É a oportunidade perfeita para os profissionais que desejam estar a frente dos concorrentes no mercado e garantir a tão desejada vaga na área dos dados.


Afinal, o que é o Microsoft Fabric?


O Microsoft Fabric oferece uma solução completa para o gerenciamento de dados, desde a coleta e armazenamento até a análise e visualização.


A plataforma permite o gerenciamento de dados em um único datalake, que basicamente é um ambiente onde os dados são armazenados, para simplificar e manter uma única fonte.


Ou seja, com o Microsoft Fabric é possível unificar todas suas cargas de trabalho de dados e análises, além de fazer o gerenciamento de capacidade, de custos e monitoramento dos ambientes em um único lugar.


Aumento de demandas e de oportunidades


À medida que a demanda pelo Microsoft Fabric cresce, aumentam também as oportunidades para profissionais especializados na ferramenta. Seja você um especialista ou com interesse em fazer a transição de carreira na área de análise de dados, esse é o momento para aprender a usar o Microsoft Fabric e se tornar indispensável para as empresas.


Qual vantagem do Microsoft Fabric para as empresas?


Entre as principais vantagens do Microsoft Fabric está a simplificação no modelo de custos do ambiente do Fabric, sendo a compra realizada através de capacidades dedicadas fazendo com que o trabalho seja muito mais facilitado.


Antes era necessário precificar pelo menos umas 5 ferramentas diferentes, ter conhecimentos de redes, gestão de acesso para cada ferramenta separada e etc.

Já com o Fabric isso não será mais uma preocupação, pois uma capacidade dedicada já engloba os recursos de engenharia. Trazendo também a facilidade e flexibilidade de subir ou reduzir a capacidade adquirida.  Confira a tabela de preço e modelo de cobrança aqui.


Outra vantagem está no processo de gestão do ambiente. Antes, por haver uma fragmentação muito grande dos recursos, era necessário a contratação de uma ferramenta a mais para tentar ter uma visão completa dos dados. Hoje com o Fabric é possível ter o controle visual da linha dos dados sem a contratação de um recurso extra.


Com o Microsoft Fabric é possível também potencializar a integração entre os times de engenharia e visualização e simplificar a transformação de uma query para um dashboard através de 1 “click” e muito mais.


Certificação do Microsoft Fabric


A Microsoft liberou, no dia 11 de janeiro de 2024, a certificação do Microsoft Fabric em beta, chamada DP-600.


A prova vai medir as seguintes habilidades:


  • Planejar, implementar e gerenciar uma solução para análise de dados (10 a 15%);

  • Preparar e servir dados (40 a 45%);

  • Implementar e gerenciar modelos semânticos (20 a 25%);

  • Explorar e analisar dados (20 a 25%).

Se você tem interesse em se aprofundar, recomendados o curso Introdução ao Microsoft Fabric, além de desenvolver habilidades importantes para o uso do Frabric, você vai aprender com o arquiteto e engenheiro de dados, Jones Santos, a montar um pipeline de dados de ponta a ponta.


Para mais informações sobre o certificado, acesse o Guia de Estudo do Exame DP-600.



Comments


bottom of page