top of page
Buscar

O que são human skills?

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Nos últimos tempos, esse termo tem sido bastante utilizado por pessoas que falam sobre desenvolvimento humano e habilidades necessárias para crescer, principalmente, na carreira.

As human skills englobam diferentes habilidades humanas, que são importantes para o desenvolvimento de um profissional, independente da área de atuação.

Para entender melhor, e também saber como desenvolvê-las, acompanhe o texto até o final. Boa leitura!





Para atingir algumas metas na carreira, todo profissional precisa se manter atualizado e estar em constante estudo para aplicar de forma cada vez melhor conceitos e boas práticas, afinal é preciso garantir as habilidades técnicas essenciais para realizar o trabalho.

E, pensando nas empresas, a maioria delas enxerga como ponto crítico na hora da contratação essas habilidades, que são conhecidas como hard skills. Mas se as vagas ocupadas no mercado de trabalho são preenchidas por profissionais com excelentes hard skills, por que algumas empresas têm melhor desempenho do que outras?

Porque ainda falta a devida atenção ao desenvolvimento de habilidades humanas, as human skills.- que passamos bastante tempo chamando apenas de soft skills.


Vamos relembrar o que são as hard skills


As hard skills são habilidades e competências técnicas que, na maioria das vezes, exigem certificações e diplomas que qualificam alguém em algum critério, ou área.


Elas são habilidades metrificadas ou niveladas, que direcionam área de atuação.


Alguns exemplos de hard skills são:

  • Domínio de línguas estrangeiras;

  • Diploma de curso superior;

  • Certificação em cursos técnicos;

  • Domínio em ferramentas digitais.

No entanto, é comum que existam profissionais que estudam a mesma área, muitas vezes até mesmo fizeram o mesmo curso, mas uns profissionais conseguem se desenvolver na carreira e ocupar bons espaços no mercado de trabalho, enquanto outros não.

E o que os separa são as human skills.


Mas, afinal, o que são human skills?

Pode-se dizer que human skill é uma evolução do já conhecido termo soft skill, cujo foco é desenvolver habilidades relacionadas à interação e colaboração humana no ambiente de trabalho.

Ao desenvolver suas human skills o profissional trabalha em si habilidades interpessoais; competências sociais; inteligência emocional e liderança.

Entendendo o que são elas e como potencializá-las, considerando que são habilidades intrínsecas das pessoas, esse profissional terá competências sociais e emocionais que permitem uma interação eficaz com os outros, e que são cruciais no ambiente de trabalho e no desenvolvimento pessoal, promovendo relacionamentos saudáveis e um desempenho eficiente.

Principais benefícios das human skills

Desenvolver human skills traz uma série de benefícios significativos, tanto para o profissional quanto para a empresa em que ele trabalha. Confira algumas delas:

  • Melhor comunicação Habilidades como empatia, escuta ativa e clareza de comunicação melhoram a interação interpessoal, evitam mal-entendidos e promovem relacionamentos mais saudáveis e produtivos.

  • Melhor trabalho em equipe Fortalecer habilidades de colaboração, negociação e resolução de conflitos melhora a dinâmica de equipe, promovendo a harmonia, o engajamento e a eficiência coletiva.

  • Liderança eficaz Habilidades de liderança, como motivação, capacidade de delegar e orientar, ajudam a inspirar e influenciar os outros, promovendo um ambiente de trabalho positivo e uma cultura de alto desempenho.

  • Resolução de problemas Habilidades como pensamento crítico, criatividade e resiliência capacitam indivíduos a lidar com desafios complexos, encontrar soluções inovadoras e adaptar-se às mudanças.

  • Melhor inteligência emocional A capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, tanto próprias quanto dos outros, promove um ambiente de trabalho mais harmonioso, reduz o estresse e melhora a tomada de decisões.

  • Melhor adaptabilidade Habilidades de adaptabilidade e flexibilidade permitem que os indivíduos se ajustem a novas situações, mudanças tecnológicas e demandas do mercado, mantendo-se relevantes e competitivos.

Hard skills x human skills


Você pode estar se perguntando agora se ter investido no desenvolvimento de hard skills foi em vão, mas se acalme: desenvolver hard skills não foi e não será em vão.

O importante aqui é o entendimento de que as hard skills sozinhas não funcionam, assim também como as human skills isoladamente não vão funcionar. As hard e human skills são complementares.

Uma pessoa pode ser ótima tecnicamente, mas se não souber trabalhar em equipe, ter flexibilidade, pensamento crítico, entre outras habilidades interpessoais e competências sociais, o desenvolvimento do profissional, do time e da empresa fica comprometido.

Qual profissional você quer ser?

Com base no que conversamos ao longo do artigo, fica um exercício de reflexão. Considere as duas situações abaixo e depois responda: qual profissional você quer ser? Ou com quais desses profissionais você gostaria de trabalhar? Qual deles você acredita que seria contratado em um processo seletivo?


  1. Sou desenvolvedor;

  2. Sou um desenvolvedor motivado, colaborativo, de fácil adaptabilidade e flexível, empático e comunicativo. Tenho facilidade em resolução de problemas e gestão de conflitos.

Entende como as skills se complementam? Esse exercício pode ser adaptado a sua área de atuação.

Seu desenvolvimento deve ser prioridade e você não está sozinho ou sozinha nessa. Agora você pode contar com os conteúdos da Sideschool.

Comments


bottom of page